Estrutura Externa – O teatro tradicional e clássico pressupunha divisões em:
-Atos – Correspondentes à mudança de cenários;
-Cenas- Equivalentes à mudança de personagens em cena;
Estrutura Interna – Uma peça divide-se em:
-Exposição- Apresentação das personagens e dos antecedentes da ação;
-Conflito- Conjunto de peripécias que fazem a ação progredir;
-Desenlace- Desfecho da ação dramática;
Classificação das Personagens:
Quanto à sua conceção:
-Planas ou personagens-tipo – sem densidade psicológica uma vez que não alteram o seu comportamento ao longo da ação. Representam um grupo social, profissional ou psicológico);
-Modeladas ou Redondas – com densidade psicológica, que evoluem ao longo da ação e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador pelas suas atitudes.
Quanto ao relevo ou papel na obra:
Protagonista ou personagem principal Individuais
Personagens secundárias ou
Figurantes Coletivas
Direta – a partir dos elementos presentes nas didascálias, da descrição de aspetos físicos e psicológicos, das palavras de outras personagens, das palavras da personagem a propósito de si própria.
Indireta – a partir dos comportamentos, atitudes e gestos que levam o espectador a tirar as suas próprias conclusões sobre as características das personagens.
Espaço – o espaço cénico é caracterizado nas didascálias onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som. Coexistem normalmente dois tipos de espaço:
Espaço representado – constituído pelos cenários onde se desenrola a ação e que equivalem ao espaço físico que se pretende recriar em palco.
Espaço aludido – corresponde às referências a outros espaços que não o representado.
Tempo:
Tempo da representação – duração do conflito em palco;
Tempo da ação ou da história – o(s) ano(s) ou a época em que se desenrola o conflito dramático;
Tempo da escrita ou da produção da obra – altura em que o autor concebeu a peça.
Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;
Diálogo – fala entre duas ou mais personagens;
Apartes – comentários de uma personagem que não são ouvidos pelo seu interlocutor.
Além deste tipo de discurso, o teto dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, à sonoplastia e à luminotécnica.
Moralizadora;
Lúdica ou de evasão;
Crítica em relação à sociedade do seu tempo;
Didática.
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