quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é o Texto Lirico?

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

No texto lírico, predomina uma voz central, um "Eu" que, sem preocupações espácio-temporais, revela o seu olhar sobre o mundo, com que se funde, e aprofunda as suas vivências emocionais, os seus estados de alma, reflexões, concepções e sentimentos. Usualmente, recorre à enunciação na primeira pessoa, podendo traduzir entusiasmos individuais e colectivos.


A poesia é a forma de literatura que melhor e com mais frequência privilegia o lirismo, embora também o possamos encontrar em diversos textos de prosa. O verso e os recursos sonoros e textuais, como rima, métrica, ritmo, musicalidade e figuras de linguagem favorecem, na poesia, o tratamento desta expressão de sentimentos, das emoções e pensamentos. Isto não invalida a presença da efusão lírica em belíssimos textos de prosa, cuja estrutura frásica, o predomínio da linguagem conotativa e das funções poética e emotiva, o vocabulário marcadamente afectivo, ou as imagens permitem exprimir a mensagem individual e íntima.

O que interessa é a criação onde dominam as preocupações do "EU" que procura comunicar os seus estados de alma e as suas reacções.

Sem comentários:

Enviar um comentário