Elementos clássicos e românticos
«Elementos clássicos
No desfecho temos a presença do destino como castigo do amor de D. Madalena por D. Manuel
Destino: força superior que transcende a vontade das personagens e perante a qual as personagens se tornam indefesas
Presságios: Fogo (destrói a família e destrói o retracto); Leituras (Lusíadas e Menina e Moça)
Phatos: crescente de aflição e de angústia que conduz ao clímax da acção através de uma precipitação de acontecimentos através dos presságios.
Hybris: desafio lançado aos deuses ou às autoridades (atitude de D. Madalena ao casar com D. Manuel)
Clímax: auge do sofrimento
Peripécias: mutação repentina da situação
Anagnorisis: reconhecimento ou constatação dos motivos trágicos
Moira ou fatum: força do destino
Catástrofe: desfecho trágico
Destino: força superior que transcende a vontade das personagens e perante a qual as personagens se tornam indefesas
Presságios: Fogo (destrói a família e destrói o retracto); Leituras (Lusíadas e Menina e Moça)
Phatos: crescente de aflição e de angústia que conduz ao clímax da acção através de uma precipitação de acontecimentos através dos presságios.
Hybris: desafio lançado aos deuses ou às autoridades (atitude de D. Madalena ao casar com D. Manuel)
Clímax: auge do sofrimento
Peripécias: mutação repentina da situação
Anagnorisis: reconhecimento ou constatação dos motivos trágicos
Moira ou fatum: força do destino
Catástrofe: desfecho trágico
«Elementos românticos
Narcisismo/ hipertrofia do eu: as personagens dão construídas a partir de uma projecção. Almeida Garrett transporta o seu problema de amor para D. Madalena e transporta o problema da filha ilegítima para Maria
Preferência pelas horas sombrias: o desenrolar da acção passa-se essencialmente à noite ou de madrugada.
· Culto da mulher-anjo: na personagem de Maria
· Nacionalismo/ patriotismo: nas atitudes de Manuel de Sousa
Preferência por personagens imperfeitas: D. Madalena que se apaixonou ainda casada
· Religiosidade
· Mitos/superstição
Infracção e pecado
Individualismo contra sociedade: Manuel de Sousa Coutinho decide o que há-de fazer porque a sociedade aponta Maria como filha do pecado, o 1º casamento seria inválido
Liberdade contra destino: Ao escolher o amor, D. Madalena comete uma infracção à religião e costumes e o destino castiga essa acção. Será então o homem livre ou será dominado pelo destino? Tudo o que fará por escolha própria estará sujeito a castigo por parte do destino?
Preferência pelas horas sombrias: o desenrolar da acção passa-se essencialmente à noite ou de madrugada.
· Culto da mulher-anjo: na personagem de Maria
· Nacionalismo/ patriotismo: nas atitudes de Manuel de Sousa
Preferência por personagens imperfeitas: D. Madalena que se apaixonou ainda casada
· Religiosidade
· Mitos/superstição
Infracção e pecado
Individualismo contra sociedade: Manuel de Sousa Coutinho decide o que há-de fazer porque a sociedade aponta Maria como filha do pecado, o 1º casamento seria inválido
Liberdade contra destino: Ao escolher o amor, D. Madalena comete uma infracção à religião e costumes e o destino castiga essa acção. Será então o homem livre ou será dominado pelo destino? Tudo o que fará por escolha própria estará sujeito a castigo por parte do destino?
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